16 de jul. de 2023

 OXALÁ - O CRISTO CÓSMICO 

Oxalá na Umbanda é a luz e a energia positiva que tudo equilibra no Universo!

Ele foi gerado por Olorum, o Deus supremo que tudo fez, e recebeu a grande responsabilidade de fazer parte da criação do mundo. Se você está com desequilíbrio mental e espiritual, é a Oxalá que você deve clamar.  Ele tem o poder de resgatar mentes confusas e perdidas e de restabelecer a fé. 

Oxalá pode receber muitos outros nomes, como Orixalá, Obatalá, Yeshuá ou Jesus. Ele foi o primeiro dos orixás, o que recebeu a missão de co-criar o universo e também os seres humanos.

Jesus está como a segunda pessoa da Divina Trindade, ou seja, as três presenças manifestadas de Deus, que são: O PAI (Olorum, Zambi) que corresponde ao Criador, JESUS (que também tem a essência divina) é o filho encarnado, e o Espírito Santo (Ifá) que é a manifestação do amor Deus em seus filhos. Oxalá é a manifestação da Energia Divina de Olorum (Deus). É o Senhor da Luz, da Paz e da Consciência Crística.

Na Mitologia Iorubá, Oxalá possui muitos nomes: Oxalufã (Oxalá mais velho), Oxaguiã (Oxalá mais novo), Obatalá ou Orixalá.  Como ele é o filho de Olorum, é considerado a segunda pessoa da Santíssima Trindade da Umbanda: Olorum – Oxalá – Ifá, representando o Criador– Deus Filho e o Espírito Santo.
E assim, na maioria das casas de Umbanda Jesus é entendido como Oxalá e isso acontece em razão das semelhanças entre as qualidades e simbolismos que acabam por aproximar essas duas presenças dentro dessas crenças.
Oxalá portanto, se percebe em algumas linhas da Umbanda enquanto irradiação e reflexo da própria divindade de Deus, que por ele manifesta sua sua glória e poder.
Por isso, Oxalá ocupa o lugar mais alto nos altares (congás ou pejis) pois a ele se atribui a máxima força e autoridade sobre as demais vibrações e forças da natureza (os quais chamamos Orixás). Oxalá é a manifestação da Paz e do Amor universal. É o apaziguador, irradiando grande poder de realização a partir do equilíbrio e da serenidade. 
Sua cor é o branco, porque ela é a soma de todas as cores, o nome Oxalá, significa literalmente "Senhor do Branco" e seria a própria biosfera, que supre as células com o oxigênio. 
Oxalá pertence ao elemento ar e está presente em toda parte.
Jesus é portador da Luz, veste o branco da Paz e se aproxima dos que a ele recorrem em suas dores e aflições.  No evangelho de João 8,12 ele afirma: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida"
Jesus ou Yeshua é a essência divina do Criador, o reflexo de sua glória para o planeta Terra e para os habitantes materiais e espirituais. Modelo de humano e encarnação do divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário