14 de jul. de 2023

 NA LUZ DE OXALÁ

Por ser o maior entre os orixás, o poder de OXALÁ se manifesta em todos os lugares, mas muitos o associam a energia solar e a dos demais astros. Sua cor é a branca e seu dia da semana é a Sexta feira e sua saudação é "Epá, Babá!"

Falar de Oxalá é falar de algo que é para ser sentido, não tocado, pois Ele é a luz que equilibra tudo e todos. É o maior dos Orixás da Umbanda, e o único a manifestar-se fisicamente aos homens, na conformação de Jesus Cristo, com a missão de esclarecer as Leis do Criador e reequilibrar a humanidade através das Leis do Amor e da Caridade. 
A Ele só importa o que fazemos e o que pensamos, pois é a Ele a quem devemos prestar contas de nossos atos, porque Ele é a própria lei de Deus e sua manifestação encarnada.
Podemos apenas dizer que Oxalá é Luz, é Vida e que seu poder só se revela quando somos guiados pela Fé, esta que é o atributo mais apreciado por Ele, a Humildade é o que mais exige de nós, a Bondade é a melhor forma de nos apresentarmos a Ele. Pureza, Humildade e Bondade são a sua essência.
Oxalá é a Fé que nos ampara nas horas difíceis, nos devolvendo o equilíbrio tanto físico quanto psicológico, é também a Fé que nos faz acreditar que existe algo Maior, um Deus maravilhoso que sempre está disposto a nos ouvir e que sempre se faz presente em nossa vida, através de pequenos gestos e ações.
As pessoas que buscam por em prática os atributos de Oxalá, se tornam predominantemente bondosas, perfeccionistas, cultivam a liberdade e se sobressaem por uma autoridade ponderada. Mas quando se deixam levar pelo o ego, se destacam pela inveja, pela vaidade, pela maledicência se tornando assim, autoritários e temperamentais.
Para que possamos descobrir mais sobre os mistérios de Oxalá, importante é ir adquirindo os seus quatro atributos essenciais: a Pureza, a Bondade, a Humildade e a Fé, seguindo seus exemplos e praticando a Caridade sempre baseados em sua Lei Maior: "Amar ao próximo como a si mesmo",

ORAÇÃO À OXALÁ:
"Oxalá, divina manifestação do bem, Senhor da perfeita sabedoria e do bendito amor.
Oh Pai da luz! Vós que recebestes todo poder sobre tudo e todos, protegei-me das ciladas ilusórias do mundo enganador e despertai-me para a realidade da vida imortal.
Sois a imaculada irradiação do altíssimo, vosso nome é maravilhoso e compassivo, me guie com ternura e esperança para a cidade da Luz.  Eu venho a vós, preso na mais grosseira materialidade e afogado em sentimentos inferiores, arrependido rogo-te pela salvação de minha consciência.  Junto a Vós, trilho por caminhos iluminados, porque sois a Divina pureza acolhedora e misericordiosa.
Santo nome envolvei-me em sentimentos fraternos de real amor, afim de que chegue até Vós.  Oxalá, meu pai, tende pena e compaixão de mim e da minha família.
Êpa, Babá! Salve Oxalá!”🔆





Nenhum comentário:

Postar um comentário